Belém – PA
Guia de Cidades Turísticas do Brasil – Roteiros Turísticos
Belém, conhecida também como Portão de Entrada da Amazônia, proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade é rica em história, cultura, cores, cheiros, sabores e em natureza, podendo ser observado nos seus diversos pontos turísticos.
Veja mais:
• Hoteis e Pousadas em Belém
Principais Pontos Turísticos de Belém – Pará
Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
A Basílica de Nazaré é a única basílica da Amazônia Brasileira. Sua história, seu simbolismo e sua importância religiosa exercem uma profunda influência no imaginário religioso paraense. Elevada no dia 31 de maio de 2006 à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano, passou a denominar-se Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Complexo Feliz Lusitânia
Localizado no bairro da Cidade Velha, faz parte do centro histórico revitalizado. O Complexo Feliz Lusitânia contempla a Catedral Metropolitana de Belém, praça Dom Frei Caetano, Casa das Onze Janelas, Corveta Museu Solimões, Forte do Presépio e o complexo de Santo Alexandre (onde encontra-se a Igreja e o Museu de Arte Sacra do Pará, considerado um dos mais belos do Brasil).
Estação das Docas
A Estação das Docas é um complexo gastronômico e cultural inaugurado em 13 de maio de 2000. A Estação tem vários restaurantes, uma choperia, lojas e quiosques de artesanato, salão de beleza, salas multi-uso para realização de eventos, agência de câmbio, de viagem e bancos 24 horas, além de sorveteria e produtos regionais, além de exposições permanentes com a história do porto e arqueologia urbana, cinema, teatro e salas para eventos. Tudo isso palco de uma intensa programação cultural de shows, exposições, seminários, e filmes.
Mangal das Garças
O Mangal das Garças, inaugurado em 12 de janeiro de 2005, está localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico de Belém do Pará, no entorno do Arsenal da Marinha. O parque ecológico é resultado da revitalização de uma área de 40.000 m², uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense. As matas de várzea, os animais da região e mais de trezentas espécies de árvores nativas plantadas estão presentes no espaço. O local possui museu, restaurante, orquidário, borboletário, criatório e viveiro de plantas, viveiro dos pássaros entre outras atrações como o Farol de Belém.
Ver-o-Peso
O Ver-o-Peso é um mercado e também símbolo de Belém, é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. O mercado faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira.
O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1997. Hoje o Ver-o-Peso é muito famoso por sua variedade em produtos como frutas, peixes, pães, doces e verduras raras na região. O mercado está localizado na área da Cidade Velha e diretamente as margens da baía do Guarajá.
Confira outros Pontos Turísticos da Região Norte ou veja mais Roteiros Turísticos e Pontos Turísticos do Pará