A Jagunça

Com texto e direção de Ildeu Ferreira e atuação de Michelle Ferreira, a peça A Jagunça se situa no sertão mineiro e conta a história de uma mulher simples que para dar conta de sua existência e sentido à sua vida após o assassinato de seu único filho se transforma em jagunça. Nesse mundo árido, a peça traz à tona a força do feminino, figura muitas vezes relegada pelo universo machista.

Além disso, apresenta uma visão talvez desconhecida do grande público do termo jagunço. Comumente associado a um criminoso, a origem etimológica da palavra é oriunda do termo iorubá jagum, que significa soldado. Reza a lenda que existiam três irmãos: Já, Jagun e Ajagunãn, soldados que serviam aos exércitos de Oxalá, conhecidos como os guerreiros brancos que lutavam e venciam todas as guerras e batalhas, sempre guerreando pela paz.

Nesse sentido, a jagunça é mais a crença de uma mulher no poder que lhe foi atribuído para lutar pelo bem comum do que uma história de jagunço no sentido corriqueiro do termo. O trabalho também resgata para a nossa contemporaneidade o imaginário popular, com seus símbolos e mitos que muito contribuíram para a formação cultural brasileira.

Data: 13/07/2018
Horário: 20h
Local: Sesc Palladium - R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte - MG
Classificação: 14 anos

Ingressos: R$24,00 inteira e R$12,00 meia

Ir para Agenda Cultural

 

Atenção: A programação pode ser alterada sem aviso prévio ao Trilha Cultural.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.