7 pratos típicos para saborear no Arquipélago da Madeira

Destino esbanja sabor com sua gastronomia singular

A gastronomia é um dos principais atrativos do Arquipélago da Madeira graças aos pratos que levam frutos do mar. Outra característica singular são os complementos frescos e variados provenientes da natureza vulcânica das ilhas, que dão um sabor especial aos alimentos.

Peixes, carnes, frutas tropicais, vegetais e outras iguarias prometem verdadeiras experiências gastronômicas que os visitantes não podem deixar de provar durante a estadia no destino português.

 

Foto: Turismo da Madeira

1. Filete de espada

Disponível em poucos lugares no mundo, o peixe-espada é um dos pratos madeirenses mais conhecidos. Pode ser servido com banana ou molho de maracujá e seu tempero – com alho, suco de limão, sal e pimenta – contrasta com as batatas cozidas inseridas como acompanhamento. As ovas deste nobre animal também podem ser consumidas cozidas ou fritas, servidas com molho vinagrete.

 

Foto: Turismo da Madeira

2. Bife de atum

Famoso também no Brasil, o atum possui um modo peculiar de preparo na Ilha da Madeira: é cortado em bifes, temperado com sal e marinado no “molho de vilão” – feito com vinagre, azeite, alho, orégano e pimenta. Como acompanhamento, são servidos cubos de milho fritos para balancear o sabor da carne.

 

Foto: Turismo da Madeira

3. Espetada

Tradicional churrasco madeirense, a Espetada é um dos pratos mais consumidos em dias de festa na região da Madeira. Temperados com alho, sal grosso e louro, os cubos de carne bovina são espetados em galhos de loureiro e cozidos em brasa, garantindo um ponto macio e suculento.

 

Foto: Turismo da Madeira

4. Bolo de mel

Entre as sobremesas mais cobiçadas, o bolo de mel faz sucesso entre os turistas. Tradicional doce da região, contém mel de cana, cidra e nozes em sua receita. Seu consumo mais frequente é durante as festas natalinas, uma vez que ele é preparado especialmente em 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.

 

Foto: Turismo da Madeira

5. Pudim de maracujá

Uma verdadeira combinação de aromas que aguçam os sentidos, é preparado geralmente com o maracujá roxo. A polpa da fruta é combinada com gelatina, leite condensado e natas, que dão origem a um doce familiar para os brasileiros, mas com o toque madeirense das frutas de solo vulcânico.

 

Foto: Turismo da Madeira

6. Lapas à moda da Madeira

As lapas são moluscos que se prendem aos rochedos na costa marítima, e se tornaram um dos pratos mais apreciados na Madeira. Utilizadas como entrada ou petiscos, são grelhadas em sua própria concha, temperadas com muito alho e servidas ainda quentes, salpicadas com manteiga e um toque de limão.

 

Foto: Turismo da Madeira

7. Bolo do Caco

Apesar desse nome, trata-se de um pão típico da região de formato redondo e achatado, cozido sobre uma pedra, chamada caco. O resultado é uma massa crocante por fora (quando torrado) e macia por dentro, geralmente consumido ainda quente, com manteiga de alho e salsa.

 

 

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Mais informações www.madeiraallyear.com.