A incrível tradição das tunas acadêmicas em Portugal

Coimbra, na região central do país, tem diversos desses típicos grupos musicais

Portugaltem muitas experiências acadêmicas incríveis. Enquanto os universitários brasileiros têm as atléticas, baterias de samba e trotes, os portugueses desfrutam de rituais muito diferentes, como a queima das fitas e as tunas acadêmicas. A primeira é uma festa anual que ocorre no mês de maio e dura uma semana, com diversos shows e celebrações. Já as tunas são grupos musicais formados por estudantes que guardam uma tradição centenária das universidades do país.

Este costume é forte em Coimbra, cidade do Centro de Portugal que é lar da universidade mais antiga do país, a Universidade de Coimbra. As tunas surgiram por lá há mais de cem anos, e desde então vários grupos foram formados e desfeitos. No início, eram exclusivos para homens, mas as mulheres logo conquistaram seu espaço nessa arte.

Uma tuna não é como uma banda ou coral; é uma tuna, típica e ímpar tradição de Portugal. Os membros das tunas costumam usar os trajes da universidade – que incluem camisa social, gravata e uma longa capa preta – e apresentar canções portuguesas populares e divertidas, algumas vezes arriscando composições próprias, que em geral exaltam a cultura acadêmica e a herança histórica do país.

Como muitos grupos universitários ao redor do mundo, cada tuna tem sua própria hierarquia e rituais como trotes e testes para avaliar quem é digno de participar. As mais antigas persistem, recebendo novos participantes conforme os mais antigos vão se formando. Elas viajam pelo país para se apresentar, mantendo viva a história da universidade, reunindo segredos da tradição acadêmica e unindo seus membros através da música e do companheirismo.

Ao visitar Coimbra, vale a pena ver uma das tunas em ação, em festivais, bares ou outros eventos. A universidade é a alma da cidade de Coimbra, que é antiga e charmosa e reúne atrações surpreendentes, como a Biblioteca Joanina, o Jardim Botânico, o Penedo da Saudade e, é claro, o próprio campus da instituição.