Entre a Finlândia e o Rio de Janeiro

Se você gosta de frio, adora comer fondue e não abre mão de um bom chocolate e sorvetes talvez uma viagem ótima fosse ir à Finlândia. Mas se você não pensa em visitar esse país ao norte da Europa em que a temperatura média anual é de 5, 3 graus (podendo no inverno chegar a 20 graus negativos) a melhor maneira de estar próximo da cultura desse lugar é visitando Penedo!

Chocolates diversos, sorvetes e fondue são marcas finlandesas do lugar, que conta ainda com a natureza brasileira de ótimas cachoeiras e muita truta. Penedo é a única colônia da Finlândia no Brasil e foi fundada em 1929. Pertencente à cidade de Itatiaia, Penedo fica a poucos minutos de Resende, estado do Rio de Janeiro, o que facilita o acesso por boas estradas.

Não há uma época melhor do que a outra para visitar Penedo, que é sempre uma ótima possibilidade de passar um final de semana comum ou feriado. Se no inverno, os charmosos chalés e os variados tipos de fondues dão o tom do lugar, no verão as cachoeiras e os sorvetes não desapontam os viajantes – que querendo ou não têm temperaturas mais baixas à noite – e assim os amantes do frio não ficam decepcionados.

Um vilarejo pequeno que, ainda que não seja um destino barato, tem boas opções de hospedagem que vão desde albergues independentes a pousadas a elegantes chalés de luxo.

Praticamente impossível se perder em Penedo! Com exceção das idas às cachoeiras, os viajantes estarão na maioria das vezes a pé. Assim, um restaurante quase ao lado do outro e no meio do percurso algumas casas de chocolates e sorveterias.

 

Por Monica Sousa
Monica Sousa é jornalista. Mestre em Comunicação. Viajante sem luxos. Descobriu o prazer de viajar sozinha e não parou mais. No blog batendo-perna mostra que é possível se divertir gastando pouco. Viajar bem e barato.