Macapá – AP

Guia de Cidades Turísticas do BrasilRoteiros Turísticos

Macapá é a capital do meio do mundo e a única cortada pela linha do Equadlor, possui pontos turísticos que revelam um pouco da história, cultura e religiosidade de pessoas que sabem preservar e divulgar os seus valores.

Veja também:
Hoteis e Pousadas em Macapá

 

Principais Pontos Turísticos de Macapá – Amapá

 

Fortaleza de São José do Macapá

A Fortaleza de São José de Macapá é, para os amapaenses, uma das maiores referências, por representar um marco cultural, arquitetônico e histórico. Está localizada às margens do Rio Amazonas, em frente à capital amapaense.

Vista de cima, a Fortaleza assemelha-se a uma estrela, pela disposição de seus quatro baluartes. Na parte de dentro, encontram-se os prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital, além dos elementos externos componentes do complexo, como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.

 

Marco Zero

Construção do monumento, com o relógio do sol, para marcar o local onde a linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios, a cidade de Macapá tem o privilégio de assistir ao fenômeno chamado de Equinócio, uma manifestação em que os raios do sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador. Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta.

A ocorrência desse fenômeno se dá em dois momentos: em março, conhecido como equinócio da Primavera, e em setembro, chamado de equinócio de Outono. O Monumento Marco Zero também possui no seu terraço um espaço para shows, além de salão para exposições, bar e lanchonete e lojas para venda de produtos locais.

 

Trapiche Eliezer Levy

Originariamente construído na década de 40, no Macapá, por muito tempo foi o ponto de chegada e saída da cidade. Antes do trapiche, as embarcações aportavam na chamada Pedra do Guindaste, onde hoje está colocada a imagem de São José. Passou por muitas reformas, até ser totalmente reconstruído em concreto armado, constituindo um padrão estrutural permanente, o que contribuiu para melhoria urbanística de Macapá e para a preservação da história do povo amapaense.

O Trapiche Eliezer Levy tem 472 metros de comprimento e é servido por um bondinho elétrico para transporte de turistas, sorveteria, área coberta, estação de embarque e desembarque de passageiros, restaurante e uma pequena praça.

Confira outros Pontos Turísticos da Região Norte ou veja mais Roteiros Turísticos e Pontos Turísticos de Amapá



Confira as melhores ofertas de hospedagem em Macapá – AP


Booking.com