Cartografia do possível

O programa “Cartografia do Possível”, do Centro de Referência da Dança – CRDSP – traz, nesta primeira semana de novembro, dois solos na sexta (3/11) –“Melodia de um idioleto”, processo de criação de Maria Basulto, que investiga a vocalização do corpo, e “after sinuous curves”, da bailarina e coreógrafa polonesa Korina Kordova, que reflete sobre a experiência de um corpo em transição –, e no sábado (4/11), dois artistas – o brasileiro Pedro Penuela e o argentino Facundo Monasterio – apostam na potência própria da palavra musicada para dançar “Jukebox” ao som de canções associadas a histórias de amor, que despertam fragmentos de experiências e mobilizam sua ficcionalização.

Maria Basulto, bailarina do premiado “Devolve 2 horas da minha vida” (2016), de Alex Soares, abre a noite com o compartilhamento do processo de criação de “Melodia de um idioleto”, novo trabalho que Investiga um corpo regido pela vocalidade por ele produzida – a boca se sublinha e canta um poema fonético.

Em seguida, Korina Kordova entra com “after sinuous curves”, estudo sobre o (des)equilibrio e a vulnerabilidade em um corpo tomado por impulsos incompatíveis, numa estrutura coreográfica baseada em princípios de transformação e ruptura. Como uma escultura permeável em movimento, o corpo da performer, ao ser atravessado por energias em tempo real, vai transmutando e liberando imagens que se manifestam, mas nunca se cristalizam.

Como defende o antropólogo Claude Lévi-Strauss, em seu trabalho sobre a “eficácia simbólica”, o canto pode permitir a travessia de uma geografia afetiva do corpo, articulando a experiência pessoal a uma narrativa mítica. Em “Jukebox”, os bailarinos Pedro Penuela e Facundo Monasterio convocam o imaginário amoroso de canções que parecem ter o poder de re-materializar presenças por meio da palavra associada à música, para desdobrá-lo e fazê-lo circular.

Cartografia do Possível

3/11 (sexta), 19h
“Melodia de um idioleto”, de Maria Basulto

Sala Ivonice Satie
Classificação indicativa: Livre
Duração: 15 minutos

Grátis

 

3/11 (sexta), 19h15
“after sinuous curves”, com Korina Kocrdova

Sala Ivonice Satie
Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 35 minutos

Grátis

 

4/11 (sábado), 19h
“Jukebox”, com Pedro Penuela e Facundo Monasterio

Sala Ivonice Satie
Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 40 minutos

Grátis

Local: Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP - Baixos do Viaduto do Chá, s/n – acesso pela Rua Formosa (próximo às estações República, São Bento e Anhangabaú do Metro) - São Paulo - SP
Contato: 32143249

Ir para Agenda Cultural

 

Atenção: A programação pode ser alterada sem aviso prévio ao Trilha Cultural.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.