Circo do Asfalto convida artistas de todo o Brasil para Residência Artística com Junio Santos

Circo do Asfalto lança seu primeiro programa de Residência Artística e convida artistas do Brasil inteiro para participar!

 

O Espaço Cultural Circo do Asfalto abre chamada pública para seleção de artistas, grupos e companhias para residência artística com a Cia Circo do Asfalto e mediação do artista brincante Junio Santos, do Rio Grande do Norte. Através deste chamamento público, serão selecionados artistas, companhias e grupos interessados em fazer parte de um processo colaborativo, um grande intercâmbio de troca para experimentações criativas de arte e vida.

 

Artistas de todo os lugares do Brasil podem se inscrever, já que os selecionados terão direito à hospedagem, alimentação, auxílio logístico, um espaço estruturado para trabalho, criação e pesquisa, além de trocas criativas com outros artistas e com a comunidade do bairro Jardim Bom Pastor, em Santo André.

 

As inscrições vão até o dia 03 de Julho e o resultado será divulgado no dia 04. Os interessados deverão enviar propostas de contrapartidas que deverão se dar em forma de ações com a comunidade: oficinas, rodas de conversas e outras ações formativas, que deverão ser oferecidas de forma gratuita para a população. Além do compromisso com o registro e compartilhamento do processo realizado durante a residência que acontecerá de 16 a 20 de Julho, no Espaço Cultural Circo do Asfalto.

 

O mediador deste Programa de Residência será o artista brincante Junio Santos, o palhaço Cuz Cuz, que é ator, diretor e agitador cultural. Desde a década de 70, Junio atua em Teatro, TV e Rádio no Rio Grande do Norte, Ceará e outros estados, principalmente nos interiores, em grupos como Tablado Nordestino (Fundação José Augusto – RN), Grupo Ponto de Partida (Natal-RN) e a Cia Alegria-Alegria (Natal-RN).

 

Ele apoiou a criação e fomento de diversos grupos da região, integra o Centro Volante de Assessoria Teatral – Cervantes em Icapui-CE e é também um dos articuladores do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, um movimento cultural independente que há 25 anos promove trocas para criações teatrais e fortalecimento de relações comunitárias.

 

O Junio também ministrou oficinas no Polo Carioca de Circo (RJ) e Instituto ESLIPA – Escola Livre de Palhaços (RJ), criando com os grupos Buraco d’Oráculo e Off-Sina (SP).

 

Após todos esses anos de encontros, trocas e fortalecimento, Junio virá para compartilhar essa experiência adquirida. O objetivo é possibilitar um encontro criativo profundo, ampliando possibilidades de atuação dos coletivos, companhias e artistas em seus próprios territórios.

 

Além de fortalecer as atividades que já são realizadas pela Circo do Asfalto junto à comunidade do Jardim Bom Pastor, fomentando a arte do encontro entre artistas de diversos seguimentos, ampliando e fortalecendo as redes, compartilhando conhecimentos, trabalhando na formação de público para o circo e difundindo a arte na periferia da cidade de Santo André.

 

“Em tempos de repensar a ocupação das cidades e reinventar interações nos espaços públicos, esta ação busca por estimular o pensamento e a ação políticos. Formação e informação abrem diálogos nas comunidades e as reflexões passam a integrar apresentações, a arte na provocação e transform(ação)”, comenta Junio.

 

Com seu novo projeto “Juntos Somos Mais Fortes” contemplado pelo edital PROAC – Territórios das Artes (Espaços Independentes) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Circo do Asfalto abre as portas de sua sede para abraçar e ser abraçada pela comunidade.

 

O Espaço Cultural Circo do Asfalto foi criado em 2015, pela companhia Circo do Asfalto que é formada por Ricardo Avellar, e o casal Fran e Douglas Marinho. Desde então tem aberto suas portas para receber fazedores das artes dos mais diferentes lugares do mundo. O espaço está localizado em uma rua sem saída na divisa de Santo André com São Bernardo.

 

Para acompanhar a programação do espaço acesse: https://www.facebook.com/circodoasfalto/

 

Programa de Residência Artística no Espaço Cultural Circo do Asfalto com Junio Santos

Período de inscrições: 20 de Junho à 03 de Julho de 2018

Resultado: Dia 04 de Julho de 2018

Período de Residência Artística: 16 a 20 de Julho de 2018

 

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/6NuUGcMPmY6sIP5X2

 

Quem pode se inscrever: A chamada é aberta para brasileiros e não-brasileiros com especial foco em pessoas que se identifiquem culturalmente com o movimento do espaço, a comunidade e o artista convidado.

 

O que o Espaço Cultural Circo do Asfalto oferece aos selecionados

Hospedagem, Alimentação coletiva, Auxílio com logística de chegada, m espaço compartilhado de trabalho e criação, equipado com energia elétrica, internet, mesas e cadeiras, Possibilidade de desenvolver um trabalho artístico-social com o artista Junio Santos no bairro do Bom Pastor em Santo André.

 

O que os selecionados devem oferecer em contrapartida

Envolvimento com as dinâmicas e processos do espaço, sua rede de pessoas e iniciativas e o território do entorno, moradores do Jd. Bom Pastor.

Desenvolver uma dinâmica de cuidado compartilhado, garantindo que a manutenção do espaço seja responsabilidade de todas e todos.

Documentar os processos para que possam ser compartilhados;

Fazer pelo menos uma roda de conversa e/ou oficina para a comunidade do entorno;

Desenvolver um diálogo juntamente com o artista Junio Santos em relação ao espaço e a comunidade.

 

Quais as áreas de atuação deste programa de residências

Metodologias colaborativas de criação, pesquisa e troca de conhecimentos, pedagogias para autonomia; Ancestralidade, Memória e Cultura popular; Arte Comunitária; Ativação de espaços públicos e a relação da arte com o território; Práticas Descoloniais e Anti-racistas; Práticas e diálogos sobre o cuidado e o autocuidado; Produção e gestão cultural alternativa e estudos curatoriais;

 

Como será a seleção: A seleção se dará a partir do preenchimento da ficha de inscrição online e envio da proposta de contrapartida com o espaço e comunidade. Os critérios de avaliação serão: Interesse da proposta e conexão com a proposta do espaço e comunidade; Relevância criativa; Prioridade para artistas que demonstrem capacidade de articulação e colaboração; Valorização da cultura popular, saberes tradicionais e das trajetórias periféricas de criação; Capacidade de compartilhamento do conhecimento e experiência educativa.

A participação é gratuita

 

Onde: Espaço Cultural Circo do Asfalto – Endereço: R. Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André – SP, 09051-050 – Telefone: (11) 4316-1097

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.