Exposição Pejsag

Na língua macedônia, Pejsag significa paisagem. Este é também o título da exposição de Blagojco Dimitrov, que estará em cartaz de 14 a 31 de agosto, na Galeria Myllery, em São Paulo.

Foi a ampla biodiversidade brasileira que inspirou o artista macedônio, radicado em São Paulo desde 1992 e professor da escola Panamericana de Artes. Blagojco Dimitrov é também curador e sócio da Galeria Myllery. Dimi segue a linha do expressionismo.

Nesta exposição, são cerca de 25 pinturas da série Pejsag, caracterizada pelo uso do contraste de cores e direções de linhas.

Dimi, como carinhosamente é chamado, é um refugiado da antiga Iugoslávia. Chegou ao Brasil nos anos 1990, fugindo da guerra. O início de seus trabalhos retratam todo o medo, a dor e a violência presenciada nos anos de guerra. Nas palavras de Massimo Picchi, artista plástico e ex-diretor da Escola de Arte e Design da Panamericana – SP, Dimitrov faz arte sem pretensão de causar nas pessoas surpresas técnicas ou rodopios intelectuais. “Arte sem pirotécnicas filosóficas. Dimitrov descarrega na tela, de forma magistral, a dor do seu povo, a violência. Sua pintura é verdadeiramente impressionante e surpreendente”, expressa Picchi.

A coleção Pejsag reflete a sua vivência de 23 anos no Brasil. O contato com a paisagem brasileira influenciou a pintura de Dimitrov, inaugurando uma nova fase, uma nova arte. Dimi passou a trabalhar com camadas coloridas ao invés de temas ligados à guerra e violência. Muitas dessas camadas são inspiradas nas nacionalidades das pessoas.

Data: 15 a 31/08/2017
Local: Galeria Myllery - Av Faria Lima, 2631. 10º andar - São Paulo - SP

Ir para Agenda Cultural

 

Atenção: A programação pode ser alterada sem aviso prévio ao Trilha Cultural.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.