Junho de 2013: cinco anos depois

“Não é só pelos 20 centavos” ecoou por estados, cidades e bairros brasileiros. A mobilização de milhares nas manifestações do mês de junho do ano de 2013 foi atípico no país. Despertou em muitos o desejo por ocupar as ruas e reivindicar pautas diversas, empreendendo esperança por outro Brasil. A rua foi de todos: esquerdas e direitas. Gritos confusos, semelhantes e divergentes.

O gigante nunca dormiu? O gigante nunca dormiu? Ocupar? Vândalos? Eram só vinte centavos? É festa ou manifestação? Contra toda organização. Ainda é cedo para uma crítica madura e para encontrar respostas para essas perguntas. Esta mostra se propõe a apresentar olhares, a despertar conversas e encontros. A partir de fotografias, performances, pinturas, vídeos, móveis, fantasias, instalações, lambe-lambes, objetos, esculturas, cartazes e gravuras. Um pequeno recorte diante de um grande acontecimento, que apesar de recente segue repercutindo no cotidiano do povo brasileiro.

A exposição Junho de 2013: cinco anos depois a reúne trabalhos dos artistas: Ana Hortides, Adeilma Costa, Aleta Valente, Alex Frechette, Alice Ferraro, Atelier Sanitário (Daniel Murgel e Leandro Barboza), Bárbara Szaniecki, Beatriz Lohana, Camilla Braga, Carine Caz, Cecília Cipriano, Cianogaster Noctivaga, Daniele Machado, Davi Marcos, Emilia Estrada, Guga Ferraz, Gustavo Speridião, Isabelle Cesário, Ivan Grilo, Jéssica Kloosterman, Jéferson, Juliana Notari, Marcela Cantuaria, Marina Florindo, Nelson Almeida, Pablo Meijueiro, Seus putos, Tavarez, Thiago Ortiz, Vô Pixa Pelada e Philippe Valentim. A Coordenação e Curadoria Geral é de Daniele Machado e Gabriela Lúcio. Cocuradoria de Camila Vieira, João Paulo Ovidio, Letícia Guerra, Marcela Tavares, Thatiana Napolitano e Thiago Fernandes.

O projeto conta ainda com seminário, cineclube e publicação cujas datas serão divulgadas em breve.
A exposição marca a nova gestão do CMAHO com a direção de Alice Alfinito e a curadoria de Daniele Machado, que será pautada pela transparência, pela diversidade e pela pesquisa a artistas e conteúdos periféricos a história da arte contemporânea.

Data: 04/06 a 04/08/2018
Horário: seg a sáb das 12h às 18h
Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica - Rua Luís de Camões, 68 – Centro – Rio de Janeiro - RJ

Ir para Agenda Cultural

 

Atenção: A programação pode ser alterada sem aviso prévio ao Trilha Cultural.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.