Língua, relacionamento, diversão: um manual dos franceses para brasileiros

Fonte: Pexels

Dizem por aí que a vida seria mais fácil se as pessoas viessem com manual. Bem, isso ainda não é possível, mas é possível agregar informações a partir de experiências e compartilhar com o próximo. Por exemplo, quando falamos em viagem, é normal lermos dicas sobre o lugar, enquanto os nativos permanecem uma ilha de mistério e curiosidades. Mas, afinal, quem não quer se enturmar um pouco com os locais e saber mais sobre seus hábitos?

Fizemos então um pequeno manual dos franceses para brasileiros, com informações e curiosidades deles que você não encontrará por aí. Vale a pena ler porque a França, Paris mais especificamente, é um dos destinos mais visitados do mundo.

Vamos ver?

 

1) Idioma: falar francês básico é muito importante

Os franceses são um povo que não fala muito inglês, e quando falam, o sotaque é bem carregado. É claro que em áreas turísticas você não terá problemas, mas ainda assim, se começar a frase com um Bonjour, já ganha muitos pontos, e se emendar em um “Parlez-vouz anglais?” (Você fala inglês?), no caso de insegurança com o francês, vai ganhar simpatia na certa.

Aplicativos como o Babbel ajudam muito nessas horas, porque além de ser prático, você só precisa de 15 minutos por dia e encontra diálogos úteis para o cotidiano. E vamos combinar que as palavras em francês são charmosas, então não é nenhum sacrifício.

 

2) Relacionamentos: você pode estar namorando alguém sem saber

 

Fonte: Pexels

Como assim? No Brasil, se você conhece alguém e começa a se relacionar ao ponto que virar algo mais sério, é normal que haja um pedido de namoro ou que vocês dois discutam o assunto. Não espere o mesmo de um francês. Se vocês já saíram pelo menos três vezes, não se surpreenda se a pessoa já se referir a você como namorado/a, e é possível que não demore muito a querer te apresentar para a família.

O pior é você só descobrir isso quando estiver em frente à mãe da pessoa! Outra coisa: franceses não usam muito o termo “ficar”; eles até ficam, mas vão dizer que você é namorado/a, ainda que seja só por 1 semana!

 

3) Diversão: George Brassens é o céu

E o céu não é o limite. Pense num povo que fuma, agora multiplique. É difícil conhecer alguém que não fuma. Mas ainda que você conheça, este não deve passar pelo filtro da bebida, porque eles também bebem muito, e depois de alguns litros se eles começarem a cantar George Brassens é porque a alegria chegou ao máximo. Se algum dia você escutou que franceses são rudes, neste momento você descobrirá um lado bem diferente deles.

 

Pontos extras:

– Enquanto muita gente amou o filme Amélie Poulain, os franceses mesmo não curtiram muito.

– Se tentar falar francês, lembre-se de diferenciar o “tu” do “vous”. De repente para você não faz diferença, mas quem te ouvir vai com certeza notar, ainda mais se for alguém com quem você não tem intimidade. Se cometer qualquer erro, basta emendar num ‘pardon!’ que as pessoas vão te apreciar muito.

 

 

Bem, é claro que para toda regra há uma exceção, e esta lista não tem a intenção de dizer que todos os franceses são assim, mas que existe um senso-comum em relação a isso. Então, quando você for à França, já sabe!

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.