Memórias da Rabeca

Foto: Daniel Cunha

Com 17 anos de estrada e uma pesquisa extensa sobre a cultura popular brasileira, a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP) apresenta no dia 25 de Julho, às 20h00, o espetáculo Memórias da Rabeca no Itaú Cultural.

O monólogo gira em torno da narrativa de sete rabecas diferentes e é resultado de uma intensa pesquisa artística em comunidades de rabequeiros como: Caiçara, Quilombola e Indígena do litoral paulista, e comunidades do Nordeste, como Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. A partir desta pesquisa, foram descobertas diversas histórias envolvendo o instrumento como a de Fabião das Queimadas (1848-1928), escravo que comprou sua liberdade com o dinheiro conquistado através de sua rabequinha e Cego Oliveira (1883-1977), que enxergava o mundo de uma forma singular por possuir uma baixa visão.

A montagem revela memórias guardadas por estas rabecas através do diálogo entre teatro, música e dança, colocando em foco as dinâmicas das relações entre indivíduo e rabeca, dando voz a fatos históricos que fazem parte da construção da identidade cultural brasileira. Com toque penetrante, som por som, nas suas inúmeras possibilidades de ser e se reinventar, cada rabeca documenta histórias e memórias – por vezes inesperadas – de lugares quase esquecidos deste país.

Neste contexto, o ator-dançarino e músico dialoga com questões emergentes – como as retiradas de Comunidades Caiçaras e Quilombolas de suas terras para demarcações de reservas ambientais – percorrendo memórias e sonoridades que convergem nas questões de identidade cultural.

Data: 25/07/2017
Horário: 20h
Local: Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP
Classificação: 12 anos
Contato: 11 2168-1777

Gratuito

Distribuição de ingressos:
– público preferencial: duas horas antes do espetáculo, com direito a um acompanhante
– público não preferencial: uma hora antes do espetáculo, um ingresso por pessoa

Ir para Agenda Cultural

 

Atenção: A programação pode ser alterada sem aviso prévio ao Trilha Cultural.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.