Oju Obá- o olho do rei que cai, o olho do rei que se levanta

Calé Miranda apresenta o espetáculo de dança butoh “Oju Obá” no Rio de Janeiro.

“Oju Oba” é uma expressão em yoruba que significa “o olho do rei”. Inspirada em “Rei Lear” de Shakespeare e em lendas sobre o Orixá Xangô, deus da justiça e do fogo na mitología afro-brasileira, a performance parte da idéia do rei “que envelheceu antes de ficar sábio”.

Como este rei cheio de orgulho e pretensão, precisou cair para revisitar sua existencia e reaprender como ser sábio para, enfim, levantar-se e retomar a confiança entre seus seguidores. Ambos, Xangô e Lear, são homens velhos e tolos, que colocam as suas vontades acima das necessidades de seus reinos. Precisam expiar seus erros até que se tornem merecedores do poder que lhes foi confiado.

A vigorosa dança de Xangô é impulsionada pela “dança interior” proposta pelo butoh, onde diferentes densidades e estados do corpo propõem a evolução da coreografia. Calé faz uma relação entre a energía “QI” (tchi)- utilizada nas artes marciais orientais e na dança butoh- e o “axé” – força necessária para fazer o Orixá dançar no corpo do iniciado no Candomblé. Segundo o performer é esta associação entre as duas tensões de energia que provoca a sua dança, que ele chama de afro-butoh.

Data: 21 a 23/07/2017
Horário: sex e sá às 20h, dom às 18h
Local: Teatro Angel Vianna, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro - Rua José Higino, 115 – Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Classificação: 10 anos
Contato: 21 3238-0601

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Venda: Na Bilheteria e no site ingressorapido.com.br

Ir para Agenda Cultural

 

Atenção: A programação pode ser alterada sem aviso prévio ao Trilha Cultural.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.