Pré-estreia do longa documental “ECO – Cantos da Terra”

Foto: José Romero

Com apresentação no dia 28 de julho de 2017, às 20h30, será realizada a pré-estreia do longa documental “ECO – Cantos da Terra”, no Lab Mundo Pensante, no bairro do Bixiga, em São Paulo.

Idealizado pelo compositor Rodrigo Reis e dirigido pela cineasta independente Tania Campos, o longa com duração de 90 minutos, é um registro da pesquisa e do processo composicional do concerto “ECO”, apresentado em outubro do ano passado no Teatro Reynuncio Lima do Instituto de Artes (IA) da UNESP, na capital.

Na obra composta para ensemble, Reis utilizou elementos como galho de árvore, apitos ornitológicos e motosserra para fazer uma dura crítica às políticas ambientais vigentes e exaltar a natureza e a vida. Além disso, investiu na linguagem da performance corporal e vocal para expressar e dar visibilidade a valores eco-ético-estéticos.

Em diálogo com os pensamentos de Nietzsche, Deleuze e Guattari; com a estética da Crueldade de Artaud e em sintonia com as propostas da Taanteatro Cia, o filme mostra os laboratórios de corpo-voz em Glossolalia Intensiva conduzido para 18 performers.

Em ressonância com o microtonalismo do compositor Giacinto Scelsi e na trilha de Bernie Krause, o filme mostra o projeto bioacústico de gravações da fauna na região serrana do sul de Minas Gerais, onde os cantos de 18 aves foram transcritos em partituras e orquestrados.

De acordo com Reis, a comunicação com o público em geral sempre foi uma de suas preocupações face a uma linguagem tão hermética como é a da música contemporânea. Desta forma, o documentário apresenta “ECO” de uma forma didática, explicativa e acessível a todos os interessados.

Direção e edição: Tania Campos

Roteiro e Produção: Rodrigo Reis

 

Data: 28/07/2017
Horário: 20h30
Local: Lab Mundo Pensante - Rua Treze de Maio, 825, Bixiga, São Paulo - SP
Classificação: livre
Contato: 11 5082-2657

Gratuito

Ir para Agenda Cultural

 

Atenção: A programação pode ser alterada sem aviso prévio ao Trilha Cultural.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.