Religiosidade em Israel Através de Lentes Drusas

Fotografias abordam a religiosidade em Israel sob a ótica dos drusos - minoria religiosa presente no Oriente Médio e com pequenas comunidades em outros países

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, expõe Religiosidade em Israel Através de Lentes Drusas, com concepção de Fares Saeb. 

 

Composta por 40 registros feitos pelo coletivo Clube de Fotógrafos Drusos – formado por Ameer ZeyanEffo BackriaEyal Amer, Fares SaaidaJamal Ali, Rabia BashaZohar Ferro -, a exposição nasce de uma parceria inédita com o Consulado Geral de Israel em São Paulo e aborda aspectos da religião drusa, captando também manifestações da fé de comunidades judaicas e cristãs. 

 

A comunidade drusa é um pequeno grupo etno-religioso, uma minoria no Oriente Médio, que sempre teve uma relação com a comunidade judaica no território israelense, e que estreitou os laços a partir do estabelecimento do Estado de Israel, em 1948.  Sua fé é uma crença monoteísta baseada em filosofias gregas e orientais e uma teologia secreta que destaca o papel da mente e da veracidade, aberta apenas aos estudiosos religiosos drusos. No Brasil, existe uma pequena comunidade de drusos que reside, em sua maioria, em São Paulo. 

 

Ao visitar esta exposição coletiva, o espectador terá acesso a imagens que retratam cerimônias e demonstrações de fé que cerceiam a vida e a morte, e que nos dão um panorama da diversidade de crenças em Israel. 

 

Data: 04/07 a 27/08/2017
Horário: ter a dom das 09h às 17h
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo - Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo - SP
Contato: 11 3326-5393

Ingressos: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados

Ir para Agenda Cultural

 

Atenção: A programação pode ser alterada sem aviso prévio ao Trilha Cultural.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.