Rovinj: Pérola do Adriático

Esta maravilhosa cidade se localiza nas costas do Adriático, numa parte da Croácia chamada de Istria. A região mudou de mãos vezes sem conta ao longo da história, sofrendo uma imensa influência cultural das cidades italianas, especialmente de Veneza.

Um Pouco de História

Não é possível determinar com certidão quando Rovinj foi fundada, mas como sucede com quase todas as cidades por aqui, foi certamente há muito tempo, tendo sido mencionada pela primeira vez num documento escrito no século V.

Desde então esteve sucessivamente sob o domínio romano, bizantino e franco. Pelo meio a cidade foi atacada por diversos dos povos que circularam pela Europa após a queda do Império Romano. Em 1283 chegaram os venezianos, que ali deixaram uma forte carga cultural. Apenas no século XIX a cidade voltou a mudar de mãos, desta vez para o controle do Império Austro-Húngaro, onde se manteve até ao final da Primeira Guerra Mundial. Compreende-se com facilidade o encanto deste local, fruto de tão grande mistura cultural.

As Maravilhas de Rovinj

Historia Rovinj

É caso para se dizer que tem que se visitar para perceber. Rovinj é o exemplo perfeito dos românticos povoados da costa da Croácia, com o casario muito próximo da água do Mediterrâneo, ruas estreitas – para deixar o calor de fora – e edíficios relativamente altos.

Centro Rovinj
A pérola de Rovinj é o seu centro histórico, onde abundam os palácios urbanos de origem veneziana, fachadas feitas de pedra, janelas com coloridos taipais de madeira, ideais para manter o interior da casa escuro e fresco, numa terra onde o sol e o calor são intensos, especialmente no Verão.

Apesar de existir algum turismo, é um local onde se pode ainda observar o genuino quotidiano da população. As senhoras que saem para ir ao mercado, os homens que preparam os instrumentos para a pesca. Crianças jogam bola na rua. Existe um palpitar de vida natural, os sons humanos enchem o ar.

Mas fora das muralhas antigas há também encantos por descobrir. Um agradável passeio junto ao mar, a “moderna” praça central, rodeada de restaurantes e cafés e onde se destaca a clássica torre de relógio da cidade.

Cidade Rovinj

Porque Visitar?

Rovinj é um perfeito exemplo da influência italiana na Croácia, e com base ali poderá o visitante explorar as maravilhosas aldeias de montanha da Istria. Pula fica ali perto, e para além de ser uma cidade histórica, é um adequado ponto de entrada na região, graças ao aeroporto internacional.

Além de mais, passar uns dias em locais como Rovinj é sempre uma boa alternativa aos pontos mainstream, como Dubrovnik e outras cidades de referência na Europa. Sabe bem ganhar espaço e simplesmente descobrir uma encantadora cidade sem a presença das multidões.

Aspetos Práticos

A melhor forma de chegar a esta região da Croácia será através do aeroporto de Pula, mas quem desejar fazer um circuito pela bela costa da Dalmácia poderá iniciar a viagem, por exemplo, em Dubrovnik ou em Split. O melhor será verificar os voos mais económicos para a Croácia na Rumbo e escolher a melhor solução.

O Verão é quente e atrai muitos turistas. Talvez Maio ou mesmo Junho e, depois, Setembro, sejam as melhores alturas do ano para vir até esta parte da Europa.

Quanto a acomodação, a oferta é muita mas, claro, na época alta os preços são mais elevados. Mais uma razão para evitar o Verão.

Se desejar explorar a região será melhor alugar um carro. Só assim poderá descobrir as charmosas aldeias de montanha da Istria, para além da visita a Rovinj.

 

Pesquisar Destinos

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.