Os melhores lugares para surfar em Portugal

Portugal é um dos mais relevantes destinos quando o assunto é surf na Europa. Isto porque além de boas ondas, de diferentes tipos, é possível aproveitar toda a estrutura que o país oferece. Seja um barzinho próximo da praia ou um restaurante para almoçar após uma sessão de surf. O país realmente é uma ótima opção para os amantes do esporte.

Conheça 3 localidades que todo surfista deveria conhecer em terras portuguesas.

1- Estoril

Localizada no município de Cascais, Estoril (conhecida como riviera portuguesa) é uma região que concentra uma série de praias belíssimas. Tudo para propiciar boas opções para quem já surfa em nível intermediário/avançado ou mesmo para aqueles que pretendem começar. É que algumas praias da localidade possuem escolas de surf, o que torna Estoril ainda mais atrativa para os surfistas. As praias de Carcavelos, São Pedro e Praia do Guincho são boas alternativas para se visitar.

Além de aproveitar para surfar é possível explorar outros pontos da freguesia portuguesa de Estoril. Cassinos, campos de golfe e o Forte da Cruz são opções para levar em consideração durante a estadia na região.

Como chegar: partindo de Lisboa é possível chegar até Estoril de carro, ônibus ou trem. O trajeto é de aproximadamente 30 quilômetros.

 

2- Nazaré

A praia das ondas gigantes. Nazaré é temida por suas ondas que podem chegar aos trinta metros de altura. Inclusive, alguns brasileiros como Maya Gabeira e Pedro Scooby obtiveram reconhecimento internacional após encarar os assustadores paredões de água em Nazaré.

Nos últimos anos, a vila de Nazaré tem se transformado em ponto turístico principalmente pelas ondas gigantes que atingem o litoral no período do inverno. Aliás, em busca de uma melhor performance, surfistas de ondas grandes adotaram a cidade como morada fixa.

A vila ainda apresenta outros pontos turísticos para quem busca conciliar surf com turismo. O Santuário de Nossa Senhora do Nazaré, O Forte de São Miguel Arcanjo e o Miradouro do Suberco são alternativas de visitação para turistas.

Como chegar: partindo de Lisboa é possível chegar até Nazaré de carro, ônibus ou trem. O trajeto é de aproximadamente 130 quilômetros.

 

3- Peniche

Conhecida como paraíso dos surfistas Peniche é uma das praias mais famosas da Europa quando o assunto é surf. Não é por acaso que ocorre anualmente nesta praia uma etapa da Liga Mundial de Surf (WSL – World Surf League). Os brasileiros costumam se dar bem ao competir em Peniche. Adriano de Souza (2011), Filipe Toledo (2015), Gabriel Medina (2017) e Ítalo Ferreira (2018) já conquistaram a etapa portuguesa nesta famosa praia. A Capela de Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja de São Pedro e o Museu Municipal são alguns dos atrativos de Peniche.

Como chegar: partindo de Lisboa é possível chegar até Peniche de carro, ou combinando ônibus e trem. O trajeto é de aproximadamente 90 quilômetros.

Portugal apresenta inúmeras possibilidades para quem pretende realizar uma trip de surf. É a oportunidade ideal para conhecer locais recheados de histórias e belezas naturais.